O que é a rádio de onda curta?

A onda curta é a designação utilizada no campo das radiocomunicações para referir as estações e as tecnologias de radiotransmissão que utilizam frequências compreendidas entre os 3 000 kHz, a frequência acima da qual predomina a propagação ionosférica, e os 30 000 kHz (3 - 30 MHz)".

Isto é, a ionosfera reflete as ondas de rádio de onda curta (um fenómeno a qual é chamado propagação) e assim "espalha" o sinal por extensas e longínquas regiões, atingindo vastos pontos da superfície terreste apenas com uma antena emissora.

missing
Um exemplo ilustrativo de como a onda curta opera.

Como posso ouvir a rádio de onda curta?

Os rádios de onda curta não são os mesmos da cabeceira da cama, que normalmente são apenas FM/AM. São rádios especializados, que variam muito em termos de preço e funcionalidades. Existem rádios portáteis, não portáteis, militares ou marítimos e até mesmo recetores online. Pessoalmente, se uma pessoa quer começar apenas a experimentar com a rádio de onda curta, aconselho vivamente a comprar um portátil: São baratos, práticos, fáceis de interagir e, de certa forma, mais "atualizados". Depois, é preciso experimentar com a antena, e daí vem o lado experimental deste hobbie. É algo muito manual, o ouvinte tem quase todo controlo; é também preciso testar antenas, procurar os locais com melhor receção, procurar as melhores estações...

Qual o objetivo deste projeto?

Criei este projeto para incentivar o uso da onda curta. É um meio de comunicação escasso na nossa realidade atual, de facto. Apesar desta falta de apoio, não está extinto. Por todo o mundo, sejam amadores sejam profissionais, ainda existem vários broadcasts, e alguns entusiastas e fanáticos que vão apoiando; mas já não traz aquele impacto que trazia nas décadas passadas... Em África e na Ásia, Pacífico e América do Sul, principalmente nas zonas mais rurais onde a população não tem acesso à internet nem a nenhum desses privilégios tecnológicos, as rádios de onda curta ainda são muito utilizadas e executam um papel importante nas comunidades. Portanto, espero que este projeto incite algum interesse ao leitor e que o faça ouvir a rádio de onda curta; se já o faz, então que continue!

Seguem-se aqui alguma media relevante para este projeto.

missing
O uso da onda curta em África.
missing
Rapariga a praticar ham radio (Rádio amadorista).
missing
Antena em cortina da Estação de onda curta de Hoerby.
missing
Crianças a ouvir onda curta.

Criado por Ana Rita M.E. no âmbito da disciplina de Introdução ao Design. 2020| FBAUP.

Website fundado com: