Quais são os benefícios do uso da onda curta?

Desde os seus broadcasts internacionais a ser uma bela plataforma para radioamadoristas e meio de comunicação para militares ou navegadores, a rádio de onda curta sempre exerceu um papel muito importante na sociedade. Possibilita uma troca de culturas imediata, e não necessita de rede para funcionar. É um meio de comunicação fácil de aprender e de conhecer, que nos serviu durante inúmeras décadas e ainda poderá servir.

Hoje em dia,observa-se uma queda no uso deste sistema em todo o mundo por causa de certos problemas, tais como a popularização da internet e os avanços tecnológicos. A sociedade atual não vê a necessidade de utilizar este meio, pois agora existem meios muito mais imediatos e práticos a nosso dispor, tais como a internet. Eu, no entanto, acredito que isto seja um grave problema. A qualquer momento, inesperadamente, os servidores da internet podem sofrer um erro fatal, ou uma calamidade pode vir a acontecer... nada nos é absolutamente garantido.

Aqui entra a rádio de onda curta: Para termos acesso a esta só precisamos de uma antena e de uma rádio, seja de pequeno ou grande porte. É acessível e prática, e numa situação complicada destas, permitir-nos-ia unirmo-nos todos, devido à forma como funciona sem satélite nem rede, e a sua transmissão não pode ser censurada (como por exemplo um website na internet ou um artigo no jornal). Apesar disto, não é só útil numa situação apocalíptica destas; é também um hobbie muito interessante para quem gosta de rádio e explorar novas culturas, e também para quem gosta de se aventurar com mecânica e o lado técnico da rádio. Em algumas zonas do mundo mais empobrecidas este é ainda o meio de comunicação dominante.

Resumidamente, estes são os benefícios:

  • Fácil mobilidade
  • Rádios baratos
  • Útil em situações apocalípticas/de emergência
  • Partilha intercultural
  • "Amateur Friendly"

Há algum lado negativo com o uso da onda curta?

Apesar de todas as suas funcionalidades, a rádio de onda curta tem os seus problemas significativos, os quais contribuíram para a queda da sua popularidade na maioria dos continentes. E estes são, nomeadamente, o custo que implica para manter os broadcasts; a crescente fraca receção devido à interferência com a internet e outros "sinais"...

Concluindo, este é um meio de comunicação que todos nós temos de apoiar para lhe dar vida e relevância. Como escrito neste website muito informativo, o "www.milanoventures.com","Hoje já não há ouvintes; existem mercados." Mas ainda não é tarde demais para fazer a diferença.

Criado por Ana Rita M.E. no âmbito da disciplina de Introdução ao Design. 2020| FBAUP.

Website fundado com: